Adoro Viajar: Ilhabela / SP

by - 10:04:00

Oi meus amores que amam uma viagem... tudo bem com vocês???

Já tinha um tempo que eu não fazia um post sobre minhas viagens, hein!!! Estava com saudade já. Ainda tenho vários lugares que fui e quero postar pra vocês, porém a escolhe de hoje é Ilhabela em São Paulo. Que lugar gostoso viu... vou contar um pouco mais dessa ilha maravilhosa pra vocês.



Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiro e é localizado no litoral norte do estado de São Paulo. São 42 praias distribuídas em 130km de costa e tem 83% de área preservada por um parque estadual que conta com muitas trilhas e cachoeiras.

Fomos de Belo Horizonte para Ilhabela de carro e fizemos a travessia na barca. Por ser mês de férias, fomos em Janeiro, achamos que íamos enfrentar fila para realizar a travessia mas para a nossa surpresa chegamos e já embarcamos... sem fila e sem demora rsrs. Mas sabemos que as vezes esse embarque pode demorar horas e por esse motivo é possível fazer reserva na balsa (porém achamos o valor desse serviço bem alto e optamos por contar com a sorte).

Fizemos a reserva de uma casa, pois estávamos em um grupo de 8 pessoas. Mas o que não falta na cidade são hotéis, pousadas e casas de aluguel. Ao chegarmos já providenciamos o repelente da ilha porque já sabíamos que a ilha tem borrachudos e repelente comum não resolve. Até encontrarmos para compra sofremos com esses bichinhos viu kkkkk mas depois tomávamos banho desse repelente.

Ficamos na cidade 7 dias e meu objetivo era conhecer o máximo possível rsrs e assim fizemos!!!

1º dia: Praia do Perequê

É uma praia na minha opinião bem central.. ótima estrutura de quiosque e restaurantes. Alguns passeios saem dessa praia e chegam nela tbm. Na segunda a noite (quando chegamos) fomos na orla dessa praia para jantar e voltamos na terça a noite tbm. Não passamos o dia nessa praia nem entramos no mar pois tinha melhores opções, pois é uma praia que tem muita lancha e ficamos sabendo que a areia do mar fica bem pegajosa por conta do óleo de embarcações.


2º dia: Praia do Curral

É a última praia acessível de carro no lado sul da ilha. Nessa praia os borrachudos acabaram com a gente rsrsrsrs então tem que passar o repelente a cada 30 minutos kkkk. É uma praia que tem estrutura de barraca e é bem gostosa. Chegamos cedo na praia e ficamos até por volta de 16hrs. A noite fomos novamente para o calçadão da praia do perequê. 


3º dia: Passeio terra / mar 

Nosso passeio saiu da praia do Perequê de jipe rumo a praia de Castelhanos. O acesso é por dentro do parque de preservação e a primeira parada foi na cachoeira da usina para fotos. Em seguida paramos na cachoeira Água Branca (fomos em apenas um poço e se tivéssemos mais dias na ilha iriamos fazer a trilha para conhecer todos os poços) para banho e fotos. Seguindo o passeio paramos no mirante de Castelhanos, onde é possível ver que a praia tem formato de coração, mas na própria praia tem um mirante que fica mais nítido ainda (porém não fui nesse mirante por medo de me machucar rsrs porque a trilha era mais ingrime e quem me conhece sabe que sou o desastre em pessoa)!!


Fomos para a praia de Castelhanos que achei maravilhosa!!! Praia linda, com boa estrutura, mar gostoso e tranquilo. Daqui encontramos com o capitão da nossa lancha e seguimos com o passeio (ficamos na praia até as 15hrs). Confesso que esse momento é chato rsrs pois a espera foi grande pois todos os passeios saem da praia na mesma hora... com isso agarra geral kkkk. 


Na volta passamos pela praia da fome e do Eustáquio. São praia acessíveis somente de barco e são super charmosas!!! A noite conhecemos o centro que estava lotado!!!

4º dia: Praia do Jabaquara

Que praia linda e gostosa!!! Além do mar tem um riacho tbm que é uma delicia. É a última praia acessível de carro para o lado norte da ilha. Pegamos estrada de terra mas conseguimos ir com o nosso carro normal mesmo, não era preciso ser carro 4x4. . Tem estrutura de barracas e ficamos na última barraca... preço bom e porções super saborosas! A noite fizemos uma programação em casa mesmo, com jogos e comida rsrs.



5º dia: Praia do sino

Esse dia estava bem nublado e fomos mesmo assim conhecer mais algumas praias. Resolvemos ir para a praia do sino que é uma praia bem pequena porém tem uma estrutura legal. Porém quando chegamos começou a chover e fomos pra parte coberta do restaurante. É uma praia bem gostosa e ao bater uma pedra com a outra faz o som de sino... muito legal. Comida e atendimento do único restaurante da praia era muito bom e o preço também. Após o almoço alguns voltaram para a casa e outros (me incluo nessa) passaram na praia saco da capela pra tomar um picolé e ficar admirando a vista. Não entramos no mar porque é uma área de muita lancha... ficamos só na areia mesmo. A noite fomos comer churros na orla da praia do Perequê. 

6º dia: Praia grande  e outras

Também estava nublado e optamos em procurar uma praia que tivesse um restaurante com vista legal e coberto (sem ser mesa na praia) e encontramos um restaurante bem legal (Barba) na praia grande.


Passamos a manhã e almoçamos nessa praia. Preço bom, porções gostosas e com fartura e o atendimento foi bom também. Após o almoço voltamos para a casa e eu e minha irmã resolvemos conhecer mais algumas praias enquanto o pessoal dormia kkkkk.


Iniciamos pela praia da armação pois vimos que através dela poderíamos ir em outras. A trilha da rua até a praia da armação é curtinha e bem feita, a praia é bem pequena e não tinha muita estrutura. Andamos até o fim e pegamos um caminho que levava a praia do Pinto que também era pequena e sem estrutura. Em seguida chegamos na praia Azeda, que também é bem pequena e sem estrutura. Mas são praias bem bonitinhas e que se você tiver tudo (cadeira,  guarda sol e lanche) da pra passar o dia tranquilamente.


E finalizamos nossa tarde com bastante aventura indo para a praia de Pacuiba. Pensa em uma trilha tensa kkkkk foi essa... pq ela não é arrumadinha como as outras, é terra mesmo e tem um rio que passa no meio então imagina kkkkk. Mas a praia é lindinha também... bem pequena e sem estrutura mas adoramos conhecer. Quando chegamos estava deserta.. na verdade tinha um casal que já estava indo embora. O mar estava bravo... não arriscamos entrar.

Finalizamos a noite em uma pizzaria super diferente chamada Toscanella que ficava na rua da casa que alugamos. Chegamos e não tinha fila porém rapidinho a fila se formou rsrs. Pizza deliciosa e o ambiente mais gostoso ainda!

7º dia: Praia do Julião e cachoeiras

Iniciamos o dia indo para a praia das pedras miúdas que fica em frente a ilha das cabras (que é linda e privada rsrs). A praia é minuscula e optamos por não continua nela.



Em seguida fomos para a praia do Julião... trilha leve e arrumadinha rsrs com algumas barracas para lanche. Passamos a manhã e almoçamos nessa praia. Na parte da tarde passamos na praia da feiticeira só pra conhecer e na do veloso (estava com placa de impropria). Seguimos para conhecer alguma cachoeira e optamos por conhecer a Cachoeira dos Três tombos. Tem trilha mas é bem tranquila também e optamos por começar da parte mais alta e ir descendo rsrs. Tomamos banho nos 3 "tombos" e é bem gostosa viu!!! Valeu super a pena...

A noite finalizamos com um sanduíche e churros na praia do perequê novamente!

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais de Ilhabela e do roteiro que fizemos. lembrando que nos meus destaques no Instagram (clique aqui) tem os stories que fiz na viagem... vale super a pena conferir!!! 

Vocês conhecem Ilhabela/SP??? Deixem nos comentários :)


Um beijo e até a próxima!

You May Also Like

0 comentários